Polícia Penal de SC sedia o 1º Intercâmbio das Especializadas da Polícia Penal do Brasil

Entre os dias 29 de setembro e 3 de outubro de 2025, o Centro de Treinamento da Polícia Penal de Santa Catarina (PPSC), em São Pedro de Alcântara, será palco do 1º Intercâmbio das Especializadas da Polícia Penal do Brasil. O evento é promovido pela Polícia Penal e organizado pelo Setor de Serviço de Operações e Escoltas (SOE/PPSC).
O encontro reunirá equipes de diferentes estados em uma grande troca de experiências e conhecimentos técnicos voltados ao aperfeiçoamento das operações de segurança prisional. O tema central será a Escolta de Alta Complexidade, além de conteúdos estratégicos como condutas de patrulha, combate aproximado em edificações (CQB) e combate em veicular (VCQB).
Participarão 16 especializadas de 11 estados brasileiros: o SOE (Serviço de Operações e Escoltas), o RECAP (Núcleo de Recapturas) e o GTI (Grupo Tático de Intervenção), além da DOC (Divisão de Operações com Cães), todos de Santa Catarina; o SOE e o GAEP (Grupo de Ações Especiais Penais) do Paraná; o GOPE (Grupo de Operações Penitenciárias Especiais) de Goiás; o GAES (Grupo de Ações Especiais) e a DSE (Divisão de Segurança e Escolta) do Rio Grande do Sul; o GTP (Grupo Tático Prisional) do Amapá; o GAP (Grupo de Ações Penitenciárias) do Pará; o GAP do Ceará; a DERP (Divisão de Escolta e Recaptura Policial) do Espírito Santo; o GIR (Grupo de Intervenção Rápida) e o SOE de Mato Grosso; e o SOE do Rio de Janeiro.

A abertura do evento contou com a presença da secretária de Justiça e Reintegração Social, Danielle Amorim Silva; do secretário de Justiça do Espírito Santo, Rafael Rodrigo Pacheco; do diretor-geral do Departamento da Polícia Penal, Maicon Alves; do diretor de Segurança e Operações, Thiago Ayslan; do diretor da ACAPS, Klaus da Silva; do superintendente da Grande Florianópolis, Kelvin Diehl; e do presidente da Agepen (Associação dos Policiais Penais do Brasil), Ferdinando Gregório.

“Este é um marco histórico para a Polícia Penal. A integração das forças especializadas de todo o país reforça nosso compromisso com a segurança da sociedade e com a constante evolução das nossas técnicas operacionais”, destacou Danielle Amorim Silva.
O intercâmbio reforça o papel de Santa Catarina como referência nacional em capacitação, além de consolidar a cooperação entre os estados para o desenvolvimento de boas práticas na área da segurança penitenciária.