Imagem do WhatsApp de 2024 02 28 às 12.42.36 23760107

O papel do sistema socioeducativo é fundamental para a coesão social, atuando como um pilar na reintegração e reabilitação de jovens em conflito com a lei. O Departamento de Administração Socioeducativa da SAP (DEASE/SAP) está constantemente envolvido em uma variedade de atividades em unidades em todo o Estado, adotando uma abordagem predominantemente educacional. Essas atividades visam não apenas corrigir comportamentos desviantes, mas também prevenir a reincidência criminal, oferecendo educação, treinamento profissional e apoio psicossocial aos jovens.

Recentemente, foram realizadas oficinas de tapeçaria, artesanato, culinária, pescaria, filetagem e fruticultura, que não apenas proporcionaram aprendizado e habilidades práticas aos adolescentes, mas também mostram como essas habilidades podem se traduzir em oportunidades no mercado. Além disso, essas atividades incentivam a interação, cooperação, concentração e outros aspectos entre os jovens.

Joel França, diretor do DEASE, enfatizou que tais atividades não apenas fortalecem o trabalho em equipe, mas também desenvolvem habilidades sociais cruciais, contribuindo diretamente para a reintegração social.

“O investimento na ressocialização desses jovens é uma contribuição para uma sociedade mais justa e inclusiva. Essas iniciativas promovem valores como responsabilidade, empatia e respeito mútuo, fundamentais para uma convivência harmoniosa e para comunidades mais seguras e resilientes”, destacou.


CASEP de Joinville – Oficinais de tapeçaria e artesanato em madeira.
Casa de Semiliberdade de Caçador – Oficinas de artesanato e culinária.
CASEP de Joaçaba – Oficinais de Pescaria e Filetagem.
CASE de Curitibanos – Oficinas de Fruticultura.