WhatsApp Image 2024 02 25 at 10.21.38

Os Secretários de Estado de Justiça e Administração Prisional de todo o Brasil participaram nos dias 22 e 23 de fevereiro, em Goiânia (GO), da 6ª edição da Reunião Ordinária do Conselho Nacional dos Secretários de Justiça, Cidadania, Direitos Humanos e Administração Penitenciária (CONSEJ). Representaram Santa Catarina, o secretário da SAP, Carlos Alves, e a secretária adjunta, Joana Mahfuz Vicini.

No primeiro dia (22), o grupo realizou uma visita técnica à Penitenciária Coronel Odenir Guimarães (POG), ao Núcleo de Custódia, à Central de Triagem e à Seção Industrial da POG, além da Seção Integrada de Monitoração Eletrônica.

“O sistema prisional mudou nas últimas duas décadas e o debate é importante para o enfrentamento em qualquer tipo de crise. Em Santa Catarina temos bons exemplos de como combater o crime organizado com ações preventivas e organizadas", revelou Carlos Alves.

A secretária adjunta, Joana Mahfuz Vicini, destacou a importância dos estados proporem juntos mudanças e melhorias na legislação em vigor. “Discutimos temas como a proibição de tomadas (energia elétrica) nas celas e áreas acessíveis aos detentos, bem como a questão das interdições da unidades prisionais e a resolução única sobre transferência de presos. Estes, entre outros, são assuntos importantes para o debate e consequente melhoria do sistema prisional brasileiro”, ressaltou.

Na sexta-feira (23), os gestores foram recebidos pelo governador do Estado de Goiás, Ronaldo Caiado, no Palácio das Esmeraldas, e também se reuniram no Salão Nobre Maguito Vilela, na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás. Em pauta estiveram eixos ligados a doutrinas de gerenciamento e negociações de crises, padronizações da identidade visual da Polícia Penal, dentre outros pontos.

Por meio do CONSEJ, sediado pela primeira vez em Goiás, os secretários e representantes do sistema prisional também puderam conhecer um pouco da rotina do Grupo Tático de Ações e Escolta (GTAE) e do Grupo de Operações Penitenciárias Especiais (GOPE).