Imagem do WhatsApp de 2023 10 19 às 11.36.42 1ebfdd79

Sob o tema “Prato feito: alimentação de qualidade é sinal de dignidade”, a Defensoria Pública da União apresentou recentemente os resultados da 7ª edição do concurso de redação, realizado em colaboração com a Fundação Pitágoras, a Fian Brasil, o Departamento Penitenciário Nacional e outras organizações.

No âmbito desse concurso, aberto a todos os estudantes brasileiros de escolas públicas, inclusive aqueles em situação de privação de liberdade ou cumprindo medidas socioeducativas, dois adolescentes do Centro de Atendimento Socioeducativo Regional (CASER) de Joinville alcançaram um desempenho notável na Categoria III, que abrange a educação socioeducativa estadual para os níveis fundamental e médio.

“Acredito que iniciativas como essa fazem a diferença para a ressocialização, pois destacam o papel crucial da educação na vida dos adolescentes submetidos a medidas de internação, reintegrando-os à sociedade e os preparando adequadamente para o futuro, em um ambiente de ensino seguro e de apoio", destacou Joel França, diretor-geral do Departamento de Administração Socioeducativa da SAP.

Os resultados da competição realizada em 2022 foram divulgados apenas recentemente, e os jovens premiados já foram judicialmente liberados das medidas socioeducativas. Eles demonstraram de forma inteligente a compreensão dos princípios da igualdade social e da importância da nutrição adequada para o desenvolvimento da vida, conforme abordados na cartilha do concurso.