1107empreendedorismo1

Um curso de empreendedorismo está sendo realizado em Santa Catarina com o objetivo de diminuir a reincidência criminal. A Superintendência de Penas Alternativas e Apoio ao Egresso do Departamento de Polícia Penal, em parceria com o Conselho da Comunidade de Balneário Camboriú, está promovendo essa iniciativa importante para apoiar a reintegração de indivíduos que estiveram privados de liberdade de volta à sociedade.

De acordo com a superintendente Janete Grobe do Prado Bott, o curso de empreendedorismo é oferecido às pessoas que estão prestes a deixar o sistema prisional do estado. “O objetivo é fornecer ações de suporte para uma reintegração mais efetiva na sociedade, com acesso a políticas públicas relacionadas a trabalho, renda, saúde e outros recursos, visando combater os índices de reincidência criminal”.

O projeto teve início no Complexo Penitenciário de Itajaí, mas seu sucesso já está sendo reconhecido em outras unidades prisionais. A última ação foi realizada na unidade de Joinville na última segunda-feira, e em breve serão realizadas atividades em outras regiões do estado. As pessoas egressas também podem ser atendidas nas onze Centrais de Penas e Medidas Alternativas espalhadas por todo o estado.

1107empreendedorismo2

Para o secretário Edenilson Schelbauer, iniciativas como essa são fundamentais para tornar o sistema prisional mais justo, eficiente e voltado para a reabilitação. “Ao adotar abordagens desse tipo, é possível reduzir a superlotação, promover a reintegração social dos infratores, diminuir os custos, prevenir a reincidência e construir uma sociedade mais resiliente”, completou.