ulpac5

Foi inaugurada nesta segunda-feira (10) a Unidade de Labor e Prisão Civil (ULPAC) na Penitenciária de Florianópolis, após passar por uma reforma concluída em apenas dois meses. O destaque dessa iniciativa é que toda a mão de obra empregada foi fornecida pelos apenados do complexo penitenciário. A ULPAC oferece 170 vagas no sistema prisional, 140 exclusivamente para reeducandos do regime semiaberto que estejam envolvidos em convênios de trabalho com empresas privadas, prefeituras, órgãos públicos ou no sistema socioeducativo e 30 vagas para a prisão civil.

“Essa iniciativa é mais uma medida que vai ao encontro do discurso do nosso Governador em abrir vagas no sistema prisional voltadas ao trabalho e ressocialização. Além disso, toda a reforma do local (antiga Casa do Albergado) foi executada com mão de obra de apenados”, argumentou o Secretário de Administração Prisional e Socioeducativa, Edenilson Schelbauer.

De acordo com diretor da Penitenciária de Florianópolis, Max Cleber Orth, todo o material usado na obra foi adquirido internamente ou por doação. “Desde a reforma e construção da unidade efetivamente, os beliches, os serviços de serralheria e marcenaria, absolutamente tudo foi feito aqui”, comemorou.  A unidade possui quatro alojamentos com banheiros internos, parlatório, sala de aula, sala de visita, sala íntima e lavanderia.

ulpac

Segundo o promotor de justiça, Rodrigo Cunha Amorim, presente na inauguração da unidade, a estrutura construída será mais uma importante ferramenta para o regime semiaberto. “Com essa inauguração conseguimos uma melhor execução da pena, cumprindo as garantias e direitos do regime semiaberto”, ressaltou.

OAB destaca iniciativa e gestão

A inauguração da ULPAC foi comemorada por representantes da SAP, Ministério Público, Conselho da Comunidade e representantes da OAB. Contudo, o trabalho de fortalecimento do sistema prisional catarinense como um todo foi destacado pelo Dr. William Shinzato, presidente da Comissão de Assuntos Prisionais da OAB/SC.

ulpac2

“Gostamos muito da iniciativa aqui na unidade, pois isso incentiva as demais adotarem esse modelo que oportuniza ainda mais a ressocialização, vimos aqui uma estrutura completa e impecável. Gostaria de dar os parabéns a essa gestão proativa que traz uma melhor organização, uma mentalidade nova, e vemos isso nos resultados que estão aparecendo. Para se ter uma ideia, recebemos na OAB elogios das pessoas que cumprem pena com as mudanças que estão acontecendo, e isso é o melhor exemplo dos bons resultados apresentados”, concluiu.