dengue4

Nesta última quinta-feira (27) foi o Dia D de Combate à Dengue em todas as unidades do Sistema Prisional e Socioeducativo de Santa Catarina. A ação faz parte da campanha do Governo do Estado de Santa Catarina no combate e erradicação da doença. Foram realizadas ações nas 54 unidades prisionais e nas 15 unidades socioeducativas de administração direta da SAP.

Em cada unidade foi criada uma comissão composta de três responsáveis pelas orientações e ações em cada local, conforme Decreto nº 1.079 de 1º março de 2017, as quais realizaram uma vistoria completa, verificando vedação de depósitos de armazenamento de água, limpeza de calhas e ralos, pratos de vasos de plantas, pneus em desuso, remoção de lixo e entulhos, limpeza de terrenos, além de locais de armazenamento de veículos e equipamentos que não estavam sendo utilizados. Todas as providências foram tomadas em relação à prevenção e combate ao mosquito da dengue, sendo que em alguns locais até foram utilizados maquinários para estes trabalhos.

dengue8

“Trata- se de um projeto que além do Dia D, prevê capacitação e realização de ações ao longo do ano envolvendo servidores e apenados, com o objetivo de nos tornar multiplicadores do cuidado de prevenção à dengue” ressaltou Caroline Aquino Hubler, Superintendente de Apoio a Saúde e Atenção Psicossocial da SAP.

O dia de combate a dengue na SAP também é resultado do Projeto Desenvolvimento de Cultura de Prevenção à Dengue em Unidades Penais, cadastrado no Portal de Gestão de Projetos do Governo do Estado de Santa Catarina. O projeto aborda de forma multidisciplinar a temática envolvendo policiais penais, agentes socioeducativos, apoio administrativo e equipe técnica, para a concretização e continuidade das ações propostas a serem absorvidas como procedimentos que deverão ser realizadas durante todo o ano nas unidades.

dengue5

 

Todas as ações foram realizadas com base no manual de orientação da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE/SC), vinculada à Superintendência de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina.