honrarias e novos equipamentos 1

A Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa (SAP) fez uma homenagem para 268 policiais penais nesta segunda-feira (12), no Teatro Ademir Rosa, em Florianópolis. Os servidores receberam Moedas por Tempo de Serviço (30 anos e 35+) e Medalhas por Ato de Bravura, Elogio Funcional e Amigo da Polícia Penal. Esta é primeira vez que a SAP faz entrega de honrarias aos PPs. A solenidade contou com a presença do Governador Carlos Moisés, além de autoridades representando Tribunal de Justiça, Ministério Público, Polícia Militar, Polícia Civil, entre outros. A solenidade também contou coma presença da Banda do 63º BI, do Exército Brasileiro.

Para o Secretário da SAP, Edemir Alexandre Camargo Neto, este é um momento histórico para a Polícia Penal. “A Moeda e a Medalha são a materialização da contribuição de cada servidor para a segurança pública dos catarinenses. Esse investimento demonstra o respeito que o Governo do Estado tem pelos seus servidores. Hoje, a Polícia Penal tem um maior reconhecimento social e também financeiro, pois a legislação aprovada em 2021 melhorou a remuneração e estruturou a carreira do policial”, conta Edemir.
O Policial Penal e ex-secretário da SAP, Leandro Lima, falou em nome dos homenageados. "Se hoje somos o sistema prisional referência no país é porque os operadores do sistema construíram essa realidade”, assinalou Leandro Lima.

Em nome do Poder Judiciário, o Desembargador Leopoldo Brügguemann, que durante a pandemia era o coordenador do Grupo de Monitoramento e Fiscalização (GMF/TJSC), disse que enfrentamento da Covid-19 no sistema prisional e socioeducativo foi um grande desafio. “O comprometimento de servidores e de gestores foi fundamental durante este período”.

Equipamentos

No ato também foram entregues 42 quadriciclos, 42 carretinhas para uso operacional nas unidades prisionais e socioeducativas, 8 furgões, 4 veículos para uso administrativo e quatro mil pistolas Beretta, somando investimento de R$ 12,5 milhões.
De acordo com o chefe do Executivo estadual, a entrega dos veículos e armamentos significa uma qualificação do serviço prestado na área da segurança pública. Moisés lembrou que foi durante a sua gestão que ocorreu a criação da Polícia Penal de Santa Catarina. “Estamos fazendo entregas para qualificar a segurança pública. Avançamos muito nos últimos quatro anos. Agora, nossos policiais penais terão novas pistolas, furgões e quadriciclos para poder desempenhar um trabalho com mais conforto e segurança”, diz Moisés.

A solenidade foi acompanhada pelos secretários da Fazenda, Paulo Eli, e da Administração, Luiz Dacol, o presidente do Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial, perito-geral Júlio Freiberger, Coordenador Estadual do Gaeco, Promotor Marcio Cota e do Procurador de Justiça, Alexandre Graziotin, o Secretário-Adjunto, Vladecir Souza dos Santos, o Diretor do DPP, Cleverson Drechsler, o Diretor do Dease, Zeno Tressoldi, entre outras autoridades.

Neste primeiro evento foram entregues as Moedas para os servidores com 30/35 + anos de serviço. Novas solenidades serão agendas para a entrega das honrarias para os servidores com 10, 20 e 30 anos de atividades, até que todos os servidores que tenham direito sejam contemplados. Com relação ao Elogio Funcional foi observada a cronologia dos fatos que ensejaram o reconhecimento institucional.

Importante destacar também que já foi publicado no Diário Oficial o Decreto que concede medalhas para os servidores do Sistema Socioeducativo.

honrarias e novos equipamentos 3