Imagem do WhatsApp de 2024 03 20 às 16.45.49 3c23ad77

Recentemente, em Florianópolis, foi oficializado o Acordo de Cooperação Técnica entre a Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa (SAP) e a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). O objetivo deste acordo é fornecer oficinas socioeducativas ligadas à Escola de Extensão da UDESC para adolescentes e jovens em conflito com a lei que estão internados no Centro de Atendimento Socioeducativo (CASE) e no Centro de Internação Feminino (CIF), ambos localizados na capital catarinense. Essa parceria representa um projeto-piloto da UDESC, com planos de expandir esse tipo de suporte para outras cidades do estado no futuro.

De acordo com Fábio Bastos, diretor do CASE e CIF de Florianópolis, a colaboração entre a universidade e o sistema socioeducativo oferece novas oportunidades para os cerca de 20 jovens internados atualmente. “A participação da universidade é uma ferramenta crucial para transformar as perspectivas de vida desses jovens, promovendo uma visão de ressocialização mais clara e concreta em seus caminhos”, ressalta.

A iniciativa visa promover a disseminação da cultura de prevenção e a formação cidadã dos participantes por meio de oficinas práticas e teóricas, supervisionadas por professores ligados aos Programas de Extensão da UDESC. Os cursos oferecidos incluem planejamento de vida, teatro e improvisação, saúde e meditação, dança, basquetebol, reciclagem e compostagem.

Para o Prof. Eduardo Jara, coordenador de Extensão da UDESC, a formalização desse acordo com a SAP é um desejo antigo da universidade e representa uma motivação para a equipe de aproximadamente 15 profissionais que trabalharão com os jovens. “Temos certeza que poderemos contribuir oferecendo novas vivências e demonstrando a eles que existem muitas pessoas realmente comprometidas em ajudá-los”, disse.

O reitor da UDESC, Dr. Dilmar Baretta, também compartilhou seu contentamento com o evento, destacando o papel da universidade em quebrar barreiras e proporcionar novas possibilidades. “Temos confiança de que essa parceria irá semear muitas oportunidades que se converterão em futuros frutos na sociedade”, completou.

No evento de celebração do acordo, representando a UDESC estiveram presentes: Dr. Dilmar Baretta, reitor da instituição; Alfredo Balduíno Santos, pró-reitor de Extensão Cultura e Comunidade; Eduardo Jara, coordenador de Extensão; Donizete Bittencourt, técnico universitário; Vera Márcia Marques Santos, diretora do Centro de Educação a Distância; Maria Helena Tomás, coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB); Marley Marzarotto, técnica universitária; e Cleia Demétrio Pereira, diretora de Extensão do CEAD.

Pela SAP participaram do evento Thales Valim Angelo, psicólogo na Coordenadoria Técnica de Educação e Profissionalização; Pietra Souza Rodrigues, técnica em atividades administrativas na Coordenadoria Técnica de Educação e Profissionalização; Euler Botolo Ganancia, Agente de Segurança Socioeducativo e coordenador da Coordenadoria Técnica de Educação e Profissionalização (DEASE); Rafaela Figueiredo Andrade Stochiero, Procuradora-Geral do Estado vinculada à SAP; Julia Custodio Padilha dos Santos, coordenadora pedagógica do CASE/CIF.