SEJURI – Secretaria de Estado de Justiça e Reintegração Social

SEJURI inicia tratativas para modernização do i-PEN

Reunião na Secretaria da Justiça e Reintegração Social contou com a participação da Secretaria da Fazenda, DPP, DIAF, CIASC e GETIN

Na tarde desta sexta-feira (23), a Secretaria da Justiça e Reintegração Social (SEJURI) promoveu uma reunião estratégica com representantes da Secretaria da Fazenda, da Diretoria de Administração Financeira (DIAF), do Departamento de Polícia Penal (DPP), do Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC) e da Gerência de Tecnologia da Informação (GETIN), com o objetivo de buscar soluções para modernizar o sistema de gestão prisional do Estado, o Sistema de Identificação e Administração Penal (i-PEN).

Um dos principais focos do encontro foi a criação de um novo modelo contratual que permita à equipe técnica do CIASC atender de forma mais célere e adequada às demandas da SEJURI. Entre essas demandas, ganha destaque o desenvolvimento de uma ferramenta para automatizar o pagamento do pecúlio — valor correspondente a 75% da remuneração dos apenados que realizam atividades laborais no sistema prisional.

A Secretaria da Fazenda apresentou um levantamento do andamento dos processos em curso. Já tendo negociado com o Banco do Brasil uma solução quase finalizada para essa operação.

Durante a reunião, os participantes discutiram não apenas a necessidade de acelerar a implantação da automação do pecúlio, como também de reformular completamente o modelo contratual com o CIASC, estabelecendo um cronograma claro para a modernização do i-PEN. Um novo encontro será agendado nas próximas semanas para aprofundar a discussão sobre esse modelo e alinhar as próximas etapas do projeto.

A modernização do i-PEN é considerada essencial para o bom funcionamento do sistema prisional catarinense, refletindo diretamente na gestão dos apenados e no cumprimento das obrigações legais e operacionais das unidades.

A SEJURI reforça o compromisso com a melhoria contínua dos serviços prestados à população e com a valorização dos servidores do sistema prisional, por meio da adoção de soluções tecnológicas modernas, eficazes e seguras.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support