SAP – Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa

SAP participa de “Diálogos Nacionais sobre a Política de Proteção a Vítimas e Testemunhas Ameaçadas” em Brasília

A Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa, representada pela secretária adjunta, Joana Mahfuz Vicini, que também é a Presidente do Conselho Deliberativo do PROTEGE-SC, participou nos dias 26 e 27 de outubro, em Brasília-DF, juntamente com membros da equipe do Programa de Proteção, Auxílio e Assistência a Vítimas da Violência e a Testemunhas Ameaçadas em Santa Catarina, do evento “Diálogos Nacionais sobre a Política de Proteção a Vítimas e Testemunhas Ameaçadas”.

Promovido pela Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos (SNDH), por meio da Coordenação-Geral do Programa de Proteção a Vítimas e Testemunhas Ameaçadas (Provita) do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), o evento reuniu representantes do governo federal, governos estaduais e da sociedade civil em discussões sobre o aprimoramento dos programas de proteção, com ênfase nos direitos humanos. No âmbito deste debate, a SAP/SC contribuiu com uma palestra sobre o tema: “A experiência da inteligência no PROTEGE-SC”.

Isso ocorreu por meio de mesas de diálogos e oficinas abordando diversos temas, como memória, democracia e participação social; o papel dos programas de proteção, a pedagogia da proteção e estratégias de cuidado; segurança da informação e proteção de dados sigilosos; o papel da inteligência e contra inteligência nos programas de proteção, além de relatos de experiências, entre outros tópicos.

A Política de Proteção a Vítimas e Testemunhas Ameaçadas foi criada em 1999, por meio da Lei Federal nº 9.807, de 13 de julho de 1999, e atende às necessidades de todo o país, por meio dos Programas Estaduais ou do Programa Federal. Esses programas, em colaboração com a sociedade civil, têm protegido vítimas e testemunhas ameaçadas por mais de duas décadas devido à sua colaboração em investigações ou processos criminais.

Em Santa Catarina, a Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa é responsável pela coordenação e execução dos programas de proteção a vítimas e testemunhas ameaçadas desde 2019.

 

Fale com o Protege-SC

Endereços eletrônicos: protege@pp.sc.gov.br

Telefones de Contato:

Direção (48) 98843-6054 (WhatsApp)

Coordenação de Segurança: (48) 99141-0081 (WhatsApp)

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support