SAP e SES firmam termo de parceria laboral em Joinville

Através de um acordo de parceria laboral entre a Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa (SAP) e a Secretaria de Estado da Saúde (SES), reeducandos da Penitenciária Industrial de Joinville deram início recentemente à prestação de serviços de manutenção no Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, em Joinville. Essa é a primeira colaboração deste tipo entre SAP e SES este ano e a expectativa é que esta parceria seja ampliada no decorrer do ano.

“Possuímos parcerias firmadas com Secretarias de Estado e Prefeituras Municipais em diversas cidades catarinenses e este trabalho está em pleno desenvolvimento no estado, trazendo benefícios diretos à sociedade catarinense”, ressaltou Carolina Linhares Teixeira, coordenadora de Trabalho e Renda do Departamento de Polícia Penal da SAP.

Além da parceria com a SES, a SAP tem estabelecidas cinco parcerias com a Secretaria de Estado da Educação (SED) nas cidades de Chapecó, Jaraguá do Sul, São José do Cedro e Joinville, para serviços de manutenção e reformas em escolas e centros educacionais. Uma parceria com a Secretaria de Estado da Segurança Pública também está sendo firmada para início em curto prazo.

Contabilizando as parcerias de atividades laborais firmadas também com as prefeituras municipais de Santa Catarina, são mais de 570 presos trabalhando em serviços de manutenção, reformas, mecânica, jardinagem e conservação de vias públicas em mais de 30 cidades do Estado.

“Integrar o preso ao ambiente de trabalho não só atende aos requisitos legais, mas desempenha um papel fundamental na ressocialização, oferecendo qualificação e experiência para preparar o indivíduo para a reintegração na sociedade após a liberdade. Isso ocorre em uma perspectiva educativa e produtiva do trabalho no contexto prisional”, destacou a secretária adjunta da SAP, Joana Mahfuz Vicini.