SEJURI – Secretaria de Estado de Justiça e Reintegração Social

Polícia Penal participa do primeiro dia do COP Internacional com troca de experiências e foco em tecnologia de ponta

A Polícia Penal de Santa Catarina marcou presença nesta quinta-feira (23) no primeiro dia do Congresso de Operações Policiais – COP Internacional 2025, o maior evento da América Latina voltado à segurança pública, que ocorre até o dia 25 de outubro, no São Paulo Expo, em São Paulo (SP).

Com o tema “Inteligência Artificial e Drones Policiais”, o congresso reúne mais de 80 expositores nacionais e internacionais e apresenta as soluções mais modernas que vêm transformando o setor da segurança pública e defesa no Brasil e no mundo.

Representada por uma comitiva liderada pela secretária de Justiça e Reintegração Social, Danielle Amorim Silva, e pelo secretário adjunto, Leandro Lisboa Ferreira de Mello, a Polícia Penal de Santa Catarina iniciou sua participação no evento com intensa troca de experiências com forças de segurança de outros estados e países, além de conhecer as mais recentes tecnologias aplicadas ao trabalho policial e à gestão prisional.

A instituição participa com um estande institucional, onde são apresentados equipamentos, uniformes e tecnologias utilizadas pela corporação, incluindo um dos novos drones entregues pelo Governo do Estado — ferramenta que tem reforçado as operações de segurança e inteligência nas unidades prisionais. O espaço conta ainda com a presença de grupos especializados, como o Grupo Tático de Intervenção (GTI), o Núcleo de Recapturas (RECAP), o Serviço de Operações e Escoltas (SOE) e a Divisão de Operações com Cães (DOC), que levou dois cães de trabalho da corporação.

Para a secretária de Justiça e Reintegração Social, Danielle Amorim Silva, a presença da Polícia Penal no COP é um reconhecimento do avanço da instituição e da modernização do sistema prisional catarinense.

“A presença da Polícia Penal de Santa Catarina em um evento dessa magnitude reforça o reconhecimento nacional do trabalho que vem sendo desenvolvido no Estado. Estamos mostrando que a instituição é moderna, capacitada e comprometida com a segurança pública e com a ressocialização das pessoas privadas de liberdade”, afirmou a secretária.

Ao longo dos próximos dias, a delegação catarinense seguirá participando de palestras, painéis e demonstrações operacionais, consolidando parcerias e trocando conhecimento com outras instituições do Brasil e do exterior.

A participação no COP Internacional 2025 reafirma o protagonismo da Polícia Penal de Santa Catarina no cenário nacional e demonstra o compromisso da instituição com a inovação, o aprimoramento técnico e a integração entre as forças de segurança.

Fotos: Jaqueline Noceti/ASCOM

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support