Inteligência contra o crime organizado: Polícia Penal de SC lança curso e abre vagas para todas as forças
A Secretaria de Estado de Justiça e Reintegração Social de Santa Catarina, por meio da Academia de Administração Prisional e Socioeducativa, lançou o Curso de Inteligência Penitenciária (CIP), uma formação estratégica voltada ao fortalecimento do enfrentamento ao crime organizado dentro e fora das unidades prisionais.
Com início previsto para 9 de março, na cidade de Chapecó, o curso representa um marco no processo de profissionalização da Polícia Penal catarinense ao estruturar, de forma técnica e sistematizada, a atuação na área de inteligência.
A capacitação é direcionada a policiais penais efetivos e também está aberta à participação de integrantes de outras forças de segurança, reforçando o caráter integrado das ações de inteligência no Estado. Ao todo, serão disponibilizadas 20 vagas.
A formação possui natureza operacional e estratégica, com avaliações teóricas e práticas, exigindo elevado nível técnico dos participantes. Entre os critérios estão habilitações específicas, experiência funcional e investigação social, o que reforça a responsabilidade da atuação na área.
A proposta é qualificar servidores para produção, análise e gestão de informações sensíveis, ampliando a capacidade do Estado de antecipar riscos, desarticular ações criminosas e subsidiar decisões estratégicas no sistema prisional.
Em manifestação institucional, a secretária destaca que a inteligência é uma das principais ferramentas no combate às organizações criminosas. Segundo ela, investir na formação especializada dos policiais penais é fortalecer a segurança pública como um todo, uma vez que o sistema prisional é ponto estratégico no enfrentamento às facções e na interrupção de fluxos criminosos.
As inscrições seguem abertas até 22 de fevereiro, com resultado final previsto para o dia 27. As aulas serão realizadas entre 9 e 27 de março. Acesse o link do edital aqui.
