SEJURI – Secretaria de Estado de Justiça e Reintegração Social

Gastronomia que Transforma: Internos do CASE de Itajaí Concluem Curso e Surpreendem com Talento Culinário

Mais uma etapa de transformação e oportunidade foi concluída no Centro de Atendimento Socioeducativo (CASE) de Itajaí. Internos participantes do projeto Alimentando Ideias finalizaram o curso de gastronomia com a preparação de um menu especial, elaborado para uma cerimônia que reuniu autoridades do sistema de justiça e representantes de instituições parceiras.

O curso, que tem duração de três meses e aulas quinzenais ministradas às segundas-feiras, busca oferecer aos adolescentes uma formação sólida na área gastronômica, aliando teoria e prática como ferramenta de ressocialização. Nesta edição, os jovens aplicaram os conhecimentos adquiridos na cozinha para preparar um cardápio completo, apresentado com orgulho aos convidados.

Entre os presentes, estiveram o Juiz Titular da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Itajaí/SC, Dr. Fernando Carboni, o Defensor Público Tiago Rummler, a presidente da Subseção da OAB de Itajaí, Dra. Ana Paula Colzani, a presidente da Comissão dos Direitos da Infância e Juventude da OAB de Itajaí, Dra. Ana Luiza Romano, o Diretor-Geral do Departamento de Administração Socioeducativa (DEASE), Matheus Furtado, e o Superintendente da Regional Norte, Sr. Roberto Rosa de Freitas Júnior.

Os pratos foram preparados integralmente pelos internos, sob a orientação e supervisão dos chefs Eldrin Alexandre e Bruno Cachone, responsáveis pelas aulas do projeto. A cerimônia também contou com a entrega de certificados aos jovens participantes, simbolizando mais uma etapa vencida e reforçando a perspectiva de reinserção no mercado de trabalho quando progredirem em suas medidas socioeducativas.

Importante destacar que o projeto Alimentando Ideias é executado sem custos para o Estado, demonstrando a força da articulação entre o poder público e a sociedade civil para promover caminhos de transformação e novas oportunidades para adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas.

O cardápio servido foi composto por:

Entrada 1: ceviche de peixe com rabo de galo e chips de banana-da-terra;

Entrada 2: brioche com frango oriental e maionese de limão;

Prato principal: risoto de alho-poró com filé grelhado;

Sobremesa: pudim de leite com caramelo e farofa crocante.

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support