Curso profissionalizante é oferecido para adolescentes do Case de São Miguel do Oeste

Com o objetivo de promover a profissionalização e o preparo para o retorno à sociedade, adolescentes em cumprimento de medida na unidade socioeducativa de São Miguel do Oeste estão participando de um curso de costura em parceria com o Senai. A capacitação faz parte de um conjunto de cursos oferecidos anualmente pela Secretaria de Justiça e Reintegração Social (Sejuri), por meio do Governo do Estado, às unidades socioeducativas de Santa Catarina.
O curso de costura, que já havia sido realizado com sucesso no ano passado, voltou a ser ofertado neste ano devido à sua relevância prática e ao engajamento dos adolescentes. Além de proporcionar o aprendizado de uma profissão, a iniciativa tem um propósito funcional: os próprios internos estão produzindo camisetas, bermudas, calças e casacos de moletom que compõem os uniformes utilizados na unidade.
A gestão local teve o cuidado de alinhar os materiais com o Almoxarifado Central, garantindo que os tecidos utilizados estivessem de acordo com o padrão do uniforme oficial. “Eles aprendem uma profissão em uma área que sempre tem demanda e, ao mesmo tempo, produzem algo que será utilizado por eles mesmos, o que fortalece o senso de pertencimento e responsabilidade”, explica o gestor da unidade.
Além da costura, outros cursos também foram implementados na unidade, como o curso de Auxiliar de pedreiro e curso de pintura predial, panificação, reaproveitamento de alimentos, compostagem de restos de alimentos entre outros. Essas formações, além de capacitarem os adolescentes para o mercado de trabalho, são aplicadas diretamente na melhoria da própria estrutura da unidade, por meio de pequenas reformas, revitalizações e construções de novos espaços. A iniciativa reforça a importância da educação profissional como ferramenta de ressocialização e transformação social, oferecendo aos adolescentes novas perspectivas para o futuro.