DOC 1809 01

De 11 a 22 de setembro está sendo realizado no Centro de Treinamento Tático Operacional da Regional 01 (CTTOP 01), localizado em São Pedro de Alcântara, III Curso de Condutor de Cães Policiais (III CCCP) promovido pela Academia de Administração Prisional e Socioeducativa (ACAPS) com a missão do aprimoramento técnico das forças de segurança.

Além dos policiais penais, o curso também conta com a participação de agentes de segurança socioeducativos, policiais civis e guardas municipais. Inicialmente, 26 alunos se matricularam no curso, porém, neste momento, 21 deles continuam a participar. De acordo com Anderson Manoel dos Santos, que coordenador da Divisão de Operações com Cães (DOC) e coordenador geral do curso, o treinamento é altamente técnico, exigindo tanto aptidão física quanto psicológica, uma vez que trabalhar com cães é uma tarefa desafiadora que demanda grande responsabilidade por parte dos policiais.

“Onze cães de trabalho estão envolvidos nas atividades do curso, sendo que cada dupla de policiais é acompanhada por um cão. Isso adiciona complexidade ao curso, já que os animais necessitam de cuidados especiais, incluindo alimentação, hidratação, higiene, alojamento e medidas de segurança preventivas”, contou.

Ao longo das duas semanas de curso, os alunos recebem instruções sobre a rotina de manejo de cães voltados para atividades policiais, bem como noções de atendimento pré-hospitalar veterinário (APH K9), treinamento, guarda e proteção, detecção de entorpecentes e busca e recaptura.

DOC 1809 03

Além dos instrutores da ACAPS, profissionais de outras instituições também contribuem para o curso, como a policial civil e médica veterinária Natalie Soter Sousa de Melo, que ministra técnicas essenciais de cuidados veterinários para a saúde e bem-estar dos cães, e o Sargento Leandro Mendes de Melo, da Base Aérea de Florianópolis (BAFL), que finalizará sua participação com um estágio de busca e captura em regiões de mata. Essa colaboração entre diferentes instituições de segurança é vista como uma parte fundamental da formação dos operadores K9.