DEASE 0109 1

Entre os dias 23 e 25 de agosto de 2023, ocorreu a segunda reunião técnica do Fórum Nacional de Dirigentes Governamentais de Entidades Executoras de Promoção e Direitos da Criança e do Adolescente - FONACRIAD, com o tema "A Educação Formal na Socioeducação", em Aracaju, no estado de Sergipe. Durante o evento, o Departamento de Administração Socioeducativa (DEASE) de Santa Catarina foi representado por Gabriela Wanczinski Cadete da Silva, Coordenadora Técnica de Medidas Socioeducativas; Fábio Francisco Rosa, Coordenador Técnico de Vagas; e Thiago Martins da Silva, Coordenador Técnico Interino de Educação e Profissionalização.

No primeiro dia do encontro os participantes visitaram a Comunidade de Atendimento Socioeducativo Masculina (CASEM), onde foram recebidos com apresentações artísticas dos internos, incluindo música local e demonstrações das oficinas laborais. Em seguida, no auditório da CASEM, os representantes estaduais, locais e nacionais assistiram uma apresentação teatral realizada por internos da unidade. Posteriormente, ocorreram discursos institucionais de membros do FONACRIAD, do Ministério da Educação, da Diretoria de Políticas de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos, da Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania, e da Fundação Renascer do Estado de Sergipe, marcando assim a abertura oficial do evento.

Ainda no primeiro dia, à tarde, no auditório do SESC da cidade, o Fórum teve início com um painel apresentado pelo Secretário Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Cláudio Augusto Vieira Abreu, seguido pela participação da Coordenadora Geral do SINASE do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, Mayara Silva de Sousa, que apresentou informações sobre a instituição.

No segundo dia do encontro, a Carta de Sergipe foi apresentada, juntamente com a aprovação do Estatuto do FONACRIAD. Em seguida, os gestores e seus colaboradores de diferentes estados fizeram apresentações relacionadas ao tema central: "A Educação Formal na Socioeducação". No terceiro e último dia, as apresentações continuaram, culminando em debates e troca de experiências entre os participantes.

“É importante destacar que o encontro foi altamente produtivo e representa um marco significativo no campo da educação e socioeducação no Brasil. O Departamento de Administração Socioeducativa de Santa Catarina permanece comprometido em apoiar práticas que contribuam para a ressocialização eficaz dos socioeducandos na sociedade catarinense, oferecendo-lhes as melhores oportunidades de formação”, ressaltou Fábio Francisco Rosa, Coordenador Técnico de Vagas do DEASE.