doutoradoportugal
O Agente de Segurança Socioeducativo João Victor Bernardes apresentou recentemente ao secretário da SAP, Edenilson Schelbauer, ao secretário adjunto, Neuri Mantelli, e ao diretor-geral do DPP, Léo Feliciano, seu trabalho de estágio avançado de doutoramento intitulado “O Impacto Social da Industrialização do Trabalho Prisional”.

João Victor é doutorando em Sociologia pela Universidade de Santa Catarina (UFSC), e apresentou seu relatório de estágio produzido junto à Universidade do Minho de Portugal.

A pesquisa se debruçou sobre um panorama geral do trabalho desenvolvido pelos reclusos nos estabelecimentos prisionais portugueses, os tipos de atividades realizadas, o imaginário acerca da atividade laborativa e as demandas e problemas a serem resolvidos.

João Victor enfatiza que pode comparar as atividades laborais desenvolvidas em Portugal com o que desenvolvemos aqui no Estado, e observa que Santa Catarina é referência internacional na área.

doutoradoportugal2

De acordo com os secretários Schelbauer e Mantelli, a gestão da atividade laboral realizada no sistema prisional catarinense desponta como um modelo eficaz, mas que pode ser constantemente lapidado, e que o novo modelo de planejamento da SAP observa também o que acontece em outros países, utilizando também pesquisas como do Agente João como base de estudo.