Começou nesta segunda-feira,10, a Campanha de Vacinação contra a gripe em todos os municípios catarinenses, e segue até o dia 31 de maio de 2023. Este ano, a campanha será realizada em etapa única para todos os grupos prioritários, e não haverá divisão por fases.

WhatsApp Image 2023 04 14 at 11.25.06

Funcionários do Sistema Prisional e Socioeducativo, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade fazem parte desse primeiro grupo. Em Santa Catarina, o público-alvo da Campanha é de 2.887.025 milhões de pessoas contempladas pelos grupos. Estima-se que aproximadamente 24 mil detentos de unidades prisionais e mais de 350 socioeducandos, do Estado, serão vacinados.

A Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa segue o calendário nacional de vacinação e tem como objetivo imunizar todo o grupo até final de maio. A aplicação será realizada pelos enfermeiros que trabalham nas unidades prisionais e socioeducativas, não havendo necessidade de deslocamentos externos para esta ação. O principal objetivo da vacinação é reduzir os sintomas da doença, especialmente na população mais vulnerável.

A vacina oferecida este ano é a trivalente e protege contra três subtipos do vírus influenza: H1N1, H3N2 e influenza B. Ela pode ser aplicada junto com outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, inclusive a da Covid-19.