reuniaosaobento

Com mais de 90% de sua obra concluída, a mais nova unidade prisional do Estado, a Penitenciária Industrial de São Bento do Sul, iniciou as tratativas para começar a receber empresas interessadas na produção das atividades laborais a serem desenvolvidas no local.

Para tanto, ocorreu nesta segunda-feira uma reunião entre o Prefeito de São Bento do Sul, Antonio Tomazini, e o Superintendente Regional do Planalto Norte do Departamento de Polícia Penal (DPP/SAP), Fernando Goffi, para discussão dos assuntos relacionados à questão, entre outras demandas da construção da unidade.

O próximo passo será a publicação de um chamamento público, o que será realizado em breve, para cessão de uso de espaço para empresas interessadas na exploração de atividade industrial na unidade prisional.

O objetivo da ação oportuniza qualificação, trabalho e ressocialização aos apenados, como também impacta diretamente na tranquilidade e segurança da unidade.

Além de servir como ferramenta de ressocialização, bandeira defendida pelo Governo do Estado, a iniciativa é destacada pelo prefeito da cidade. “A parceria para a cessão de espaço para atividades industriais é uma oportunidade de fomentar o desenvolvimento econômico e social da região”, destacou Tomazini.

saobento21

A nova Penitenciária Industrial terá uma capacidade para 420 vagas e deverá abrigar internos da cidade e região, e por ser industrial, os detentos poderão trabalhar durante o dia nas empresas que lá se instalarem.

De acordo com o superintendente Goffi, o processo de ressocialização dos apenados é um dos principais objetivos da Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa em suas ações pelo Estado. “A construção de mais uma unidade prisional em Santa Catarina, desenvolvendo atividades laborais com o objetivo de ressocialização, é mais um passo nas melhorias pretendidas no Sistema Penal do Estado, trabalho no qual somos referência nacional”, destacou.