O mês de março marca um período de atenção e conscientização sobre a importância da prevenção contra o câncer do colo do útero, visto que, conforme o Instituto Nacional de Câncer (INCA), é o terceiro tumor maligno mais frequente entre a população feminina e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.

WhatsApp Image 2023 03 21 at 17.04.18

Pensando no bem estar e cuidado das servidoras da Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa, o Programa de Apoio ao Servidor (PAS), da Regional da Grande Florianópolis, em parceria com o SC-Saúde, realizaram oficinas de qualidade de vida para mais de 70 funcionárias na sede da SAP.

“Participar do evento Março Lilás foi muito proveitoso. Todos os profissionais são excelentes, pois tiraram muitas dúvidas em relação a uma bactéria que peguei no estômago, a H-Pilory, e conversei bastante com a nutricionista sobre esse problema de saúde e ela me orientou em relação a minha alimentação”, contou Kary.

Foram realizados exames de pressão, glicemia, orientações sobre autocuidado, alimentação e atividades físicas, além de pesagem e cálculo do IMC (Índice de Massa Corporal).

“Gostei de participar do evento Março Lilás. Foi bom poder conversar com todos os profissionais presentes, pude tirar minhas dúvidas sobre minha alimentação e fui orientada a praticar mais atividades físicas”, relatou Lucimara.

Justifica-se a importância da conscientização sobre este tipo de câncer já que na maioria das vezes ele pode ser evitado. A principal forma de prevenção é a vacina contra o HPV, podendo prevenir 70% dos cânceres de colo do útero.