Terça-feira 20/12/2022 - 18h15 

A Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa (SAP) e o Departamento de Polícia Penal (DPP) informam que, em decorrência do alto volume de chuvas que atinge o Litoral catarinense desde domingo (18), foi necessário realocar internos do Complexo Penitenciário de Itajaí. Importante ressaltar que os apenados foram conduzidos para locais especiais, devidamente separados, em área do Complexo. As visitas de familiares foram momentaneamente suspensas e o atendimento de advogados está sendo realizado dentro da normalidade.

Na madrugada de terça (20) 380 apenados foram retirados da ala do regime semiaberto e conduzidos para uma área segura dentro do Complexo. Pela manhã, 240 internas do Presídio Feminino também foram conduzidas para um local especial abrigadas da chuva.
No início da tarde, quando as águas começaram a baixar, foram iniciados os trabalhos de limpeza e desinfecção das áreas alagadas. Caso o tempo se estabilize, internos e internas poderão voltar para a ala de semiaberto e presídio feminino nas próximas horas.

O Secretário da SAP, Edemir Alexandre Camargo Neto, coordenou e acompanhou junto com a Superintendência do Vale do Itajaí e policiais penais toda a movimentação de apenados no CPVI. “Os procedimentos e protocolos de segurança foram ativados e também atendemos familiares de internos relatando a situação para deixá-los tranquilos”, assinalou o titular da SAP.
Edemir Alexandre Camargo Neto também fez um agradecimento público ao Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Defesa Civil, MP e Poder Judiciário pela atuação conjunta e efetiva. Não houve registro de incidentes.

Nota CPVI

Foto: Secretário Edemir Alexandre Camargo Neto e demais policiais penais conversam com familiares de internos no CPVI. Divulgação/SAP