Defesa especializacao2

Servidores da Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa (SAP) de Santa Catarina iniciaram nesta quinta-feira, 8, as defesas de seus trabalhos de conclusão do Curso de Pós-graduação em Gestão Pública Aplicada à SAP. O curso de especialização é oferecido pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), por meio do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), em parceria com a própria SAP.

O objetivo do curso é oferecer uma capacitação na área de gestão e incentivar os servidores a usar o conhecimento científico nos problemas do dia a dia, de acordo com o coordenador do curso, professor Daniel Pinheiro. Com duração de um ano, o curso abriu sua primeira turma em fevereiro, com 30 alunos, e tem as primeiras 10 defesas até 16 de dezembro. Outros deverão apresentar seus trabalhos até fevereiro de 2023.

Defesas

Os alunos desenvolvem um projeto de pesquisa buscando atender necessidades de seu ambiente profissional. Isso resulta nos trabalhos de conclusão de curso (TCC), que os formandos precisam defender perante uma banca, formada por professores da Udesc Esag e membros convidados, para obter a aprovação e o diploma de conclusão.

Entre os temas abordados nos primeiros trabalhos estão impactos psicossociais para os agentes, uso da telemedicina e medicina alternativa nas prisões, sistemas de identificação por biometria, educação para os detentos, perfil dos adolescentes cumprindo medidas socioeducativas, gestão das unidades prisionais, sustentabilidade, cadeia de valor e finanças.

Veja aqui a lista de defesas de TCC

O Curso de Pós-graduação em Gestão Pública Aplicada à SAP é resultado do programa SAP Ciência. Lançado pela secretaria estadual em setembro de 2021, a iniciativa prevê convênios com instituições como Udesc, Unisul e Fundação Escola de Governo - ENA, abrindo 650 vagas para servidores em cursos de especialização, mestrado, doutorado e formação continuada.

Mais informações podem ser obtidas com a Direção de Pesquisa e Pós-graduação, pelo e-mail dppg.esag@udesc.br

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa