enchentes no Vale do Rio Tijucas 5

Sensibilizados com a situação dos moradores dos municípios do Vale do Rio Tijucas, que tiveram suas residências alagadas pela chuva nos últimos dias, servidores da Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa (SAP) criaram uma força-tarefa para auxiliar as vítimas da enchente. Por meio de um Termo de Cooperação com a Defesa Civil do Estado, foi possível fazer a distribuição de 361 colchões novos para a população atingida pela chuva.

No município de Tijucas está instalado o Presídio Regional, fato que motivou a direção da unidade a mobilizar equipes para ajudar desabrigados e desalojados de toda a região. “Como tínhamos nas unidades, oferecemos os colchões para Defesa Civil que, posteriormente, irá repor o estoque, sem comprometer as necessidades das unidades prisionais”, observou o Secretário da SAP, Edemir Alexandre Camargo Neto.

Dos 361 colchões distribuídos, o município de Tijucas recebeu 120 unidades, São João Batista 111 e Canelinha 130. “Importante destacar que também enviamos às famílias desabrigadas, kits de higiene compostos por creme dental, escova, sabonete, papel higiênico, álcool gel e luvas de proteção”, disse o Diretor do Presídio Regional de Tijucas, Carlos Raulino. Ele contou que nas casas próximas ao Presídio também foi feita distribuição de bolachas para as crianças.

Mas a ajuda do sistema prisional as comunidade afetadas não se deu apenas pela doação dos colchões. Assim que a chuva diminuiu, internos dos Presídios de Tijucas e de Itapema, que estão no regime semiaberto, foram designados para trabalhar na limpeza e recuperação das vias em São João Batista e Canelinha, sob a supervisão da Polícia Penal. Para o Diretor do Presídio de Itapema, João Vitor de Souza, promover a participação dos internos em situações é também um ato de ressocialização. “Este é um tipo de trabalho que contribui para que o interno reestabeleça sentimentos como afeto, empatia e respeito à sociedade”, assinalou João Vitor de Souza.

O Secretário da SAP, Edemir Alexandre Camargo Neto, que participou ativamente da organização e entrega dos insumos falou da responsabilidade social do sistema prisional. “Para nós, enquanto policiais penais e moradores da região, é um orgulho poder contribuir com a reabilitação dos municípios afetados pela enchente. É um importante exercício de cidadania para todos nós e, principalmente, para os nossos internos”, assinalou o Secretário Edemir Alexandre Camargo Neto.

enchentes no Vale do Rio Tijucas 2