Imagem do WhatsApp de 2023 06 05 às 17.32.38

A Superintendência de Desenvolvimento Educacional (SEDUC) da SAP, em parceria com a Gerência de Alimentação Escolar (GEALI) da Secretaria de Estado da Educação (SED), viabilizaram a doação de sementes de hortaliças para diversas unidades prisionais do Estado a fim de promover a saúde, educação e atividade laboral nesses locais.

Foram disponibilizados pacotes de sementes de abobrinha, alface, repolho, rúcula, salsa, beterraba, cenoura, rabanete e feijão-de-vagem para os projetos que buscam a ressocialização da população privada de liberdade em Santa Catarina, uma das principais metas do governo para o sistema prisional estadual.

“Essas práticas têm o objetivo de promover a reabilitação dos presos, proporcionando-lhes habilidades e oportunidades de emprego após sua libertação, além de ajudar a reduzir a ociosidade e melhorar a disciplina dentro das unidades prisionais”, informou o Secretário da SAP, Edenilson Schelbauer.

Uma das unidades que recebeu as sementes foi o Presídio Regional de Joaçaba, onde foi realizado um grande trabalho de reativação e melhorias no setor de horticultura da unidade, a qual agora conta com um amplo espaço para o cultivo de frutas e hortaliças.


De acordo com a nutricionista da unidade, Cristiane Milan, o cultivo desses alimentos também oferecem vários benefícios para a alimentação, proporcionando maior variedade de alimentos, tanto para os detentos quando para os servidores. “Além dos benefícios nutricionais, este projeto é importante para ressocialização para os internos envolvidos”, ressaltou.

Este projeto, que também possui a participação direta dos servidores, conta com a reutilização da água da chuva e realização de compostagem onde se aproveita o lixo orgânico produzido pela unidade prisional.