sinase2

O Diretor do Departamento de Administração Socioeducativa (DEASE), Joel França, representando o Secretário de Administração Prisional e Socioeducativa (SAP), Edenilson Schelbauer e o Governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, participou nesta semana do “I Encontro Regional Sul - SINASE PRA VALER!” no auditório da Unisul, em Florianópolis.

O projeto é iniciativa do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), tendo esse seu primeiro encontro sediado em Santa Catarina recebendo secretários, diretores e colaboradores do Paraná e do Rio Grande do Sul que atuam no âmbito prisional e socioeducativo.

“Santa Catarina se sente muito honrada em sediar esse evento tão importante organizado pelo Governo Federal. Trata-se de uma grande oportunidade para a troca de experiências pelos atores do Sistema Socioeducativo a nível nacional”, ressaltou o Diretor do DEASE, Joel França.

O objetivo do encontro foi proporcionar espaços de discussões qualificadas sobre a política socioeducativa na Região Sul, bem como fomentar ações de integração entre os programas de atendimento socioeducativo e contribuir para a retomada do levantamento de dados e informações sobre o Sistema.

sinase3

Durante a abertura do evento, o secretário nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Cláudio Vieira, destacou a importância da iniciativa. “Ter esse espaço para discutir a política socioeducativa é fundamental para podermos desenvolver juntos políticas públicas adequadas para esse setor”, pontuou.

Também estiveram presentes na mesa de abertura gestores do Ministério da Saúde; do Desenvolvimento Social e Combate à Fome; da Educação; do Ministério Público; da Defensoria Pública; e representantes dos governos estaduais da Região Sul do país. O evento seguiu com apresentações institucionais de ações e iniciativas dos estados participantes. Para o segundo dia de evento (31) foram programadas visitas aos locais de execução das medidas socioeducativas.