mestrado

O policial penal Manoel Honorato Filho esteve recentemente na SAP para apresentar seu projeto de Mestrado em Administração da UNISUL, realizado em parceria com o programa SAPCiência, na área de Inovação Social e Sustentabilidade.

O projeto de pesquisa “Pegada de Carbono na Penitenciária de São Pedro de Alcântara” trata-se de um estudo de todas as fontes de emissão de carbono daquela unidade prisional, buscando análises, ferramentas, métodos e ações para mitigar os poluentes e assim se tornar um modelo sustentável e aplicável para as demais unidades prisionais do Estado e do Brasil.

“Primeiro coletaremos todos os dados, aplicaremos os protocolos de medição e análise, descobrindo quanto se consome de energia, de água, quanto se produz de lixo e dejetos, para depois aplicarmos ações que tornem a unidade prisional mais limpa, inteligente e sustentável”, explicou Honorato, que defenderá sua dissertação de mestrado em fevereiro de 2024 sob orientação do Prof. Dr. José Baltazar Salgueirinho Osório de Andrade Guerra, coordenador do PPGA/UNISUL.

O SAPCiência é um programa inovador da SAP, arquitetado pela Academia de Administração Prisional e Socieoducativa (ACAPS), em parceria com a UNISUL e visa o aperfeiçoamento dos servidores efetivos por meio do fomento à pesquisa acadêmica. A iniciativa conta com cursos de formação continuada, Pós-Graduação (Especializações), Mestrado e Doutorado, todas voltadas à área de atuação da SAP.