constelacao

Utilizada como solução alternativa na administração de conflitos, técnicas de Constelação Sistêmica estão sendo empregadas com apenadas do Presídio Feminino de Joinville por meio do Projeto Transformador.

Reconhecida pelo Conselho Nacional de Justiça, a Constelação Sistêmica possibilita identificação de problemas e a eventual solução destes por meio de um olhar sistêmico, acessando diretamente o inconsciente do ser humano, alcançando emoções, sentimentos e vivências, no intuito de olhar a vida como um todo e entender o porquê certas situações são atraídas para o cotidiano do indivíduo e o porquê certas ações e atitudes são tomadas.

O Projeto Transformador oportuniza às internas do Presídio Feminino de Joinville a possibilidade de compreender as dinâmicas ocultas por trás do padrão criminoso e enxergar o motivo que as fez repetir os comportamentos antissociais já ocorridos em gerações passadas. Ademais, o projeto dentro das unidades prisionais, também tem o objetivo de promover treinamento para os servidores, proporcionando maior entendimento das situações e do público com o qual trabalham.

O curso é ministrado voluntariamente pela consteladora e professora da Escola Hellinger no Brasil, Marilise Einsfeldt, formada em Constelação Sistêmica, na Escola Bert Hellinger, na Alemanha. Ocorrerão mais cinco encontros durante o ano, abertos para os servidores da SAP, Judiciário, OAB e outras instituições envolvidas no Sistema Prisional. Interessados poderão entrar em contato com a unidade prisional feminina de Joinville para maiores informações.

A técnica de Constelação Sistêmica é utilizada no sistema prisional catarinense desde 2019 no Presídio Feminino de Itajaí e em 2022 tornou-se também parte de um projeto do Presidio Feminino de Joinville.