horta hidro 31

A Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativo (SAP) recebeu a UniSul, integrante do Ecossistema Ânima, para inauguração, nesta terça-feira, dia 28 de fevereiro, no Centro de Atendimento Socioeducativo Regional de São José (CASE), da Estufa Hidropônica Living Lab, em um módulo piloto do projeto BRIDGE, de Pesquisa e Extensão. A Estufa Hidropônica terá um sistema de cultivo de plantas sem uso do solo e que se mostra sustentável ao reduzir o consumo de água e de pesticidas, além de produzir alimentos mais saudáveis para o consumo.

Na ocasião estavam presentes o secretário adjunto da SAP, Neuri Mantelli; o Diretor do Dease, Joel França; a vice-governadora Marilisa Boehm; o Presidente da Fapesc, Fábio Wagner Pinto; o Diretor da UniSul, Rodrigo Alves;  o Reitor da UniSul,  Mauri Heerdt,  o professor do projeto José Baltazar Salgueirinho Guerra, autoridades e convidados.

O secretário adjunto, Neuri Mantelli destacou a importância de receber esse projeto piloto dentro de uma unidade de atendimento ao menor infrator e a ressocialização. “O Governo Jorginho Mello valoriza as pessoas. Possuímos um projeto em nossa secretaria chamado “Trabalhando pela Liberdade” e pretendemos colocar em todas as unidades prisionais e socioeducativas diversas empresas e oficinas para que os internos possam laborar e ter um futuro melhor”.

A vice-governadora Marilisa Boehm avaliou a iniciativa como um grande avanço. “É muito importante que o projeto seja reproduzido em todo o Estado. Além dos jovens estarem trabalhando, estão fazendo uma higiene mental. Vão se alimentar e ainda alimentar escolas, creches e hospitais. É uma ação que pode ser reproduzida também em escolas, penitenciárias e até unidades de saúde”, comentou. 

A Estufa Hidropônica irá produzir diversos tipos de leguminosas e verduras, com uma média de produção de 2.500 unidades por mês. De acordo com o professor Baltazar Guerra o projeto funciona como uma sala de aula a céu aberto e, além se servir de campo de estudos, pretende atender à comunidade do Centro de Acolhimento Socioeducativo, e no futuro pretende-se comercializar algumas verduras para a própria sustentabilidade financeira da Estufa.

“No Centro de Desenvolvimento Sustentável (Geens) da UniSul nós temos um lema que é “A Pesquisa transforma vidas”, após esse projeto eu tive a sensação que cumprimos a missão social da universidade. Juntamos projeto de pesquisa, a educação e ao mesmo tempo o foco na ressocialização. A grande inspiração de deixar o mundo um pouco melhor. Instalar uma estufa hidropônica dentro de um Case, realmente é a melhor forma de entregarmos o projeto a comunidade”, relata o professor Baltazar.

Fábio Wagner Pinto, presidente da Fapesc, avaliou. “É uma bela iniciativa. Quando se fala em pesquisa e inovação, muitas vezes pensamos em coisas complicadas. É uma ação simples, mas com um efeito muito grande. A grande arte do professor Baltazar e do projeto é transformar a ciência e a inovação em realidade que afeta diretamente a comunidade”.

O que é o Projeto BRIDGE

A estufa hidropônica é uma iniciativa do Centro de Desenvolvimento Sustentável (Greens) da Unisul, que lidera o Projeto Bridge: ‘construindo resiliência numa economia global dinâmica, complexidade no nexo entre alimentos-água e energia no Brasil’.  O projeto Bridge recebe fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Fundo Newton e Research Councils United Kingdom (RCUK) e reúne as universidades de Cambridge e Unisul.

horta hidro 32

Para saber mais do projeto:

Professor José Baltazar Salgueirinho Guerra

e-mail: baltazar.guerra@unisul.br