SEJURI – Secretaria de Estado de Justiça e Reintegração Social

Polícia Penal de SC sedia o 1º Intercâmbio das Especializadas da Polícia Penal do Brasil

Entre os dias 29 de setembro e 3 de outubro de 2025, o Centro de Treinamento da Polícia Penal de Santa Catarina (PPSC), em São Pedro de Alcântara, será palco do 1º Intercâmbio das Especializadas da Polícia Penal do Brasil. O evento é promovido pela Polícia Penal e organizado pelo Setor de Serviço de Operações e Escoltas (SOE/PPSC).

O encontro reunirá equipes de diferentes estados em uma grande troca de experiências e conhecimentos técnicos voltados ao aperfeiçoamento das operações de segurança prisional. O tema central será a Escolta de Alta Complexidade, além de conteúdos estratégicos como condutas de patrulha, combate aproximado em edificações (CQB) e combate em veicular (VCQB).

Participarão 16 especializadas de 11 estados brasileiros: o SOE (Serviço de Operações e Escoltas), o RECAP (Núcleo de Recapturas) e o GTI (Grupo Tático de Intervenção), além da DOC (Divisão de Operações com Cães), todos de Santa Catarina; o SOE e o GAEP (Grupo de Ações Especiais Penais) do Paraná; o GOPE (Grupo de Operações Penitenciárias Especiais) de Goiás; o GAES (Grupo de Ações Especiais) e a DSE (Divisão de Segurança e Escolta) do Rio Grande do Sul; o GTP (Grupo Tático Prisional) do Amapá; o GAP (Grupo de Ações Penitenciárias) do Pará; o GAP do Ceará; a DERP (Divisão de Escolta e Recaptura Policial) do Espírito Santo; o GIR (Grupo de Intervenção Rápida) e o SOE de Mato Grosso; e o SOE do Rio de Janeiro.

Foto: Jaqueline Nocetti/Sejuri

A abertura do evento contou com a presença da secretária de Justiça e Reintegração Social, Danielle Amorim Silva; do secretário de Justiça do Espírito Santo, Rafael Rodrigo Pacheco; do diretor-geral do Departamento da Polícia Penal, Maicon Alves; do diretor de Segurança e Operações, Thiago Ayslan; do diretor da ACAPS, Klaus da Silva; do superintendente da Grande Florianópolis, Kelvin Diehl; e do presidente da Agepen (Associação dos Policiais Penais do Brasil), Ferdinando Gregório.

Foto: Jaqueline Nocetti/Sejuri

“Este é um marco histórico para a Polícia Penal. A integração das forças especializadas de todo o país reforça nosso compromisso com a segurança da sociedade e com a constante evolução das nossas técnicas operacionais”, destacou Danielle Amorim Silva.

O intercâmbio reforça o papel de Santa Catarina como referência nacional em capacitação, além de consolidar a cooperação entre os estados para o desenvolvimento de boas práticas na área da segurança penitenciária.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support