DSC 4533

Nesta quarta-feira (30), os servidores do DEAP (Departamento de Administração Prisional) que trabalham na sede da SAP, em Florianópolis, prestigiaram o Encontro Rosa, um evento que encerra a programação do Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o câncer de mama e de colo de útero. O evento contou com palestras relacionadas às questões de saúde, do trabalho voluntário e de relatos de familiares e pessoas que conviveram com o diagnóstico de câncer. A organização foi de responsabilidade da GESAP (Gerência de Apoio, Saúde e Atenção Psicossocial).

A Dra. Letícia Schmitz, da Maternidade Carmela Dutra, abriu o espaço falando sobre prevenção e diagnóstico do câncer de mama. Ginecologista e obstetra, Schmitz detalhou os tipos mais comuns do câncer de mama, como eles acontecem e as formas de preveni-lo, além da importância do exame de toque, que pode ajudar em um diagnóstico precoce.

A palestra seguinte foi com o presidente da AVOC (Associação de Voluntários do Cepon), que realiza ações voluntárias para pessoas diagnosticadas com câncer. Mário Luís Honorato falou sobre a associação, a doação de cabelos para confecção de perucas e sobre os eventos beneficentes e comemorações realizadas para os pacientes e suas famílias.

A última atividade do evento foi uma sessão de relatos feitos pelos servidores da secretaria que conviveram com pessoas ou foram diagnosticadas com câncer. “Este ano, fizemos a campanha lenço solidário e arrecadamos lenços que foram doados à AVOC durante o Encontro Rosa”, conta a farmacêutica da GESAP, Fernanda de Vargas Barbosa. “A meta é prevenir. Mas se não for possível evitar, a gente se apoia e apoia os outros. Assim é pra tudo. Um pouquinho de cada um é bastante quem está passando por um momento difícil”.

oUTUBROrosanasap2