11CASECIEE

Uma parceria entre o Departamento de Administração Socioeducativo, da Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC) e o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) está permitindo que adolescentes em conflito com a lei participem do Programa de Iniciação Profissional. A formação abre perspectivas para a inserção do adolescente em programas de estágio nas empresas, bem como estimula a redescoberta de valores e laços afetivos entre o interno e o meio social. O programa que será estendido a todas as unidades socioeducativas do estado. A seleção dos adolescentes considera tempo que estão na unidade, comportamento e interesse pelo tema proposto.

Nesta terça-feira (11), nove internos que cumprem medida socioeducativa no Case Sul, em Criciúma, iniciaram o curso “A Empresa e a Loja”, atividade formativa dividida em dois módulos que trabalha comportamento e técnicas de vendas. Na parte comportamental são abordados temas como a importância da apresentação do adolescente na empresa, criatividade, motivação e responsabilidade, entre outros assuntos. Na área técnica o interno conhece a estrutura da empresa, a dinâmica das vendas, ética profissional, mercado, produto e outros temas relativos à área comercial. O curso tem 60 horas.

Para o gestor do Case Sul, Carlos Henrique Fernandes, o objetivo do programa é reforçar valores necessário à reintegração do adolescente ao meio social. “O interno vai receber tanto um suporte para formação profissional, como também a formação humana. As ações são de cunho pedagógico, numa perspectiva de melhorar a qualidade de vida dos jovens que cumprem medida socioeducativa.”

O Case de Chapecó já recebeu o Programa de Iniciação Profissional do CIEE. Dos 13 adolescentes que finalizaram o curso em Chapecó, oito deles possuem vaga garantida como aprendizes ou estagiários nas empresas parceiras do CIEE.

A Casa de Semiliberdade em Lages mantém a parceria com o CIEE há nove anos e tem colhido bons resultados. Na última edição do programa, seis internos que cumprem medida socioeducativa finalizaram o curso.