O Secretário da Justiça e Cidadania, Leandro Lima, acompanhou nesta sexta-feira (31), a visita dos Juízes Federais Dra. Claudia Maria Dadico e Dr. Gueverson Rogério Farias, ao Complexo Penitenciário de Chapecó (CPCH). Considerado modelo de administração prisional, o Complexo tem 2.201 presos sendo que 862 estão trabalhando e 581 estudando em curso de ensino formal e profissionalizante. Os juízes federais visitaram a unidade para conhecer o sistema de oferta de trabalho, de remuneração dos presos e o funcionamento do Fundo Rotativo, modalidade administrativa que garante o retorno de 25% do salário que o preso recebe da empresa que o contrata para a unidade.

De acordo com a Juíza Federal Claudia Maria Dadico o modelo de atividade laboral superou as expectativas. Ouça aqui a opinião da magistrada.

 

Os juízes conheceram a produção agrícola da unidade onde todo o plantio e manutenção das hortas e lavouras são feitos pelos internos.

visitajuizeschapeco1

A indústria têxtil também destaca-se com a fabricação de roupas infantis, roupas de cama, edredons, entre outros.

visitachapecojuizes2

Uma atividade que exige mão de obra especializada é a confecção de vestidos de festa e de noiva. Os detentos fazem os bordados das peças com pedrarias.

visitajuizeschapeco3