Florianópolis (14/2/2008) - Foi iniciado pelo Governo do Estado, nesta quinta-feira (14/2), o segundo Curso de Formação de Agentes Prisionais, que será realizado em Florianópolis, através da Escola Penitenciária. Através do curso, serão formados 147 alunos, admitidos através de concurso público, para a função de agentes prisionais.

Os alunos passarão por 354 horas de aulas, no Centro de Ensino da Polícia Militar, em Florianópolis, estudando disciplinas de relações humanas voltadas ao sistema penitenciário; armamento e tiro; defesa pessoal; ética, cidadania e Direitos Humanos ;além de técnicas especiais e serviço de inteligência penitenciário.

Conforme o secretário da Justiça e Cidadania, Justiniano Pedroso, através da Escola Penitenciária, o Governo do Estado valoriza o sistema de segurança pública, visando não apenas a formação dos alunos, mas a capacitação após a iniciação dos trabalhos. " Os agentes prisionais estão tendo oportunidade de participar de capacitações para melhorar a eficiência de seus sérvios", ressaltou.

Ainda, segundo Pedroso, nunca na história de Santa Catarina houve tanto investimento no sistema prisional. "Desde 2003 o número de vagas foi ampliado em 60% e agora, no início do ano, o governador Luiz Henrique autorizou a abertura de mais duas mil vagas", garantiu.

Representantes de todos os setores da segurança pública do Estado participaram da aula magna do curso, realizada no auditório da Polícia Federal, em Florianópolis.